SETTAPORT-CE

SETTAPORT-CE

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Os portos brasileiros movimentaram 2,45 milhões de contêineres

Segundo o site Portos e Navios. Os portos brasileiros movimentaram 2,45 milhões de contêineres no primeiro semestre de 2011, movimento liderado pelo porto de Santos, com 891,7 mil unidades, seguido de Itajaí, com 289 mil; Rio Grande, 195,8 mil e Paranaguá, 197,2 mil. Os números são da Associação Brasileira dos Terminais de Contêineres de Uso Público (Abratec). A entidade mantém a previsão de que o Brasil deve fechar 2011 com mais de 5 milhões de contêineres movimentados, com alta de 10% sobre o ano passado.

Em 2010, o Brasil movimentou 4,79 milhões de contêineres. Se a previsão da Abratec se confirmar, significa que este ano o país poderá movimentar o recorde de 5,27 milhões de contêineres, usado no comércio exterior para transportar produtos de maior valor agregado. Sérgio Salomão, presidente da Abratec, disse que o crescimento será sustentado pelas operações de transbordo e de cabotagem, além da navegação de longo curso. O transbordo consiste em transferir cargas de navios maiores para navios menores, utilizados na navegação costeira, a cabotagem.

Analisando a matéria publicada no site, o presidente do SETTAPORT-CE, Antônio Carlos Elias, ressalta que a projeção da economia é bastante significativa, pois aumenta consideravelmente a economia do país. “Devemos considerar essa projeção econômica boa, porém, não podemos esquecer a mão - de – obra envolvida. Se a um aumento dos contêineres a um acréscimo de trabalhadores envolvidos, uma mão – de – obra qualificada. Por tanto, esperamos que os empresários pensassem nos trabalhadores também, dando condições de trabalho digna. Pois, sabemos da realidade de precarização do trabalho em todo país.” Ressalta o presidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário